quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Semana da Pátria da E E T S J Batista

A Escola Estadual Técnica São João Batista optou por não participar do desfile cívico este ano. A alternativa foi fazer atividades na escola sobre o tema do Sete de Setembro. No dia 01/09 houve a abertura, com um texto reflexivo sobre o tema e uma homenagem aos alunos de Basquete – JERGS.
No dia 02/09, houve a divulgação do resultado premiação concurso redação com o título: “O Brasil de meus sonhos”.
No dia 03/09 foi divulgado o resultado da premiação do concurso: Painéis sobre o Brasil
No dia 04/09, nesta quinta-feira, há a apresentação de todas as turmas com o tema: O Brasil dos meus sonhos.
Na sexta-feira, dia 05/09 – 8 h, 17h e 19 h – Histórico do 7 de setembo
No sábado, 06/09 – 9 h – Apresentação artística – Encerramento da Semana
A seguir, os textos vencedores da redação "O Brasil dos Meus Sonhos".

Martina Nichel - Nível I


Montenegro, 14 de agosto de 2008

Caro amigo José Luís da Silva
Muito me lembro dos meus tempos de criança, quando o tempo passeava tranqüilo ao invés de correr. Um país lindo me foi apresentado. Sol que aqui sempre brilhou forte iluminou minha alma de criança e me fez perceber as tantas maravilhas que me cercavam por este Brasil.
Gente tão diferente, tão igual. De mil formas que se pode parecer. Uma grande mistura de cores. Diferentes sonhos, histórias e contas bancárias. Gente igual na vontade de crescer e vencer. Das águas, as mais cristalinas. Das matas, as mais grandiosas. Dos países, o melhor que sonhei. Das pessoas, grandes vencedoras, que dia após dia superam com alegria suas próprias dificuldades.
No entanto há causas que minha inocência de criança não me permitia ver. Em meio a tanta gente boa há também os maus exemplos. Gente que talvez por falta de uma única oportunidade, caiu em um caminho sem volta. Ou até mesmo, gente que teve chance de realmente de fazer algo pelo Brasil e não fez. Mas milhões de habitantes unidos e quase sempre prontos para contribuir com o País. Depende de cada um, de você, de mim.
Esta carta não é destinada a uma única pessoa, mas a todos. A você, cidadão brasileiro, único capaz de realmente transformar o Brasil.

Conto com seu apoio, Martina Nichel

Alexandre Ferraz da Conceição - Nível II


Montenegro, 03 setembro de 2008

Caro amigo

Analisando profundamente a situação do nosso País, vejo uma situação que se depara não somente aqui. Acredito que irá concordar comigo que, quando o assunto é Pátria, tendemos a dividir a conversa em duas partes: aspectos positivos e aspectos negativos.
Não podemos deixar de frisar as maravilhas naturais da terra brasileira, das culturas mais diversas que se estendem do Oiapoque ao Chuí, das miscigenações que formam e fazem dessa Pátria um diferencial.
O país do carnaval, dos esportes, do calor humano (que tem passado por um aumento gradativo da população), está se adaptando a uma cultura de urbanização, que de fato é importante.
Sabe-se também que nem tudo é bonança, e que nem tudo nos agrada e satisfaz. Problemas envolvem o nosso país? Muitos. Se pararmos para pensar nas soluções que devem ser tomadas, para resolvermos os problemas do Brasil, veremos que realmente estão distantes. Penso muito que dentro de cada um de nós, há uma luz guardada, pronta para manifestar-se no momento que vermos que somos capazes de mudar, de fazer a diferença.
O meu voto de confiança é para o Brasil, pois ele é maravilhoso! Com a sua Amazônia, com belíssimas praias e com o Cristo a nos abençoar sempre de braços abertos, iremos longe com certeza, pois isso é inspirador!
Amigo, acredite, pois o Brasil é nosso, e nunca se esqueça... O Brasil é o país dos meus sonhos.

Um afetuoso abraço, amigo!
Alexandre.

Gabrielle Prade Carlos - Nível III


Montenegro, 14 de agosto de 2008
Prezado Amigo,
Perder a chance de conhecer este país das maravilhas? É possível crer que qualquer compromisso ou problema que tenha possa lhe afastar dessa viagem que, independente da época do ano ou da região escolhida promete ser.
Tome por exemplo a região Nordeste, no verão, comidas brasileiríssimas e água de coco frente a praias paradisíacas tornam-se lembranças inesquecíveis na memória de quem por aqui passar.
Se o calor e o sol não lhe agradam, experimente o inverno no Sul. A paisagem branquinha proporciona uma gama variada de momentos gostosos frente a uma lareira, um fondue ou numa roda de chimarrão – bebida típica servida quente.
O outono, no centro do País, é cheio de paisagens encantadoras – tanto as naturais, dentro das reservas ambientais (por vezes abertas ao público), bem como as produzidas pelo homem, como tantos prédios e praças que demonstram a criatividade e o empenho dos brasileiros.
E tem a região da Amazônia ... palavras somente não bastam para caracterizar tamanha maravilha. Cada cinturão de arvores, cada cachoeira, cada rio e cada animal que ali está – pequeno ou grande – é uma vida pulsante que transmite beleza através da sua imponência ou de sua delicadeza.
Tenho certeza de que não irá se arrepender de mudar de idéia e vir conhecer todos os encantos deste imenso, e diversificado país.
Um abraço, Gabrielle.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Abertura da Semana da Pátria em Montenegro


Na manhã desta segunda-feira, 01/09, com a presença de autoridades civis e militares, o Prefeito em Exercício de Montenegro, Paulo Pollet, foi dado o início da Semana da Pátria 2008 no município. Após ser acesa a Chama da Pátria, houve a apresentação de três escolas do município. A seguir, imagens das apresentações.

Escola José Pedro Steigleder - Banda Marcial





Escola Pedro João Müller, Costa da Serra - Olimpíadas de Pequim







Escola Álvaro de Moraes - Hino Nacional Ilustrado