sexta-feira, 25 de julho de 2008

Lei de Imprensa e Direito de Resposta


Na semana passada, a coluna assinada pelo colaborador Henrique Nogueira foi substituída no seu espaço por uma solicitação da Presidência do PC do B – Partido Comunista do Brasil, que solicitou ‘Direito de Resposta’ ao semanário, devido à citação do nome do partido e da Deputada Federal Manuela D’ávila em um comentário do colunista.
Mesmo desconhecida pelo grande público, a Lei de Imprensa - Lei nº 5.250, de 9 de fevereiro de 1967 – é que regula as relações dos órgãos de comunicação com as pessoas e instituições. Esta lei foi atualizada em janeiro de 2000. Já em seu Artigo 1º, determina: “É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer”. E complementa, no Artigo 12: “Aqueles que, através dos meios de informação e divulgação, praticarem abusos no exercício da liberdade de manifestação do pensamento e informação ficarão sujeitos às penas desta lei e responderão pelos prejuízos que causarem”
A Promotora Eleitoral, Dra. Graziela Lorenzoni, salienta que a liberdade deve ser exercida com bom-senso. “Não se pode inventar dados, mentir em nome da liberdade de expressão”. Quando este direito é extrapolado, a Lei de Imprensa reserva, em seu Artigo 29, o ‘Direito de Resposta”. Diz o texto: “Toda pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade pública, que for acusado ou ofendido em publicação feita em jornal ou periódico, ou em transmissão de radiodifusão, ou a cujo respeito os meios de informação e divulgação veicularem fato inverídico ou errôneo, tem direito à resposta ou retificação”.

Orquestra Sesi/Fundarte inicia turnê


A Orquestra Sesi/Fundarte vai apresentar a estréia de sua montagem da ópera La Serva Padrona, de Pergolesi, no dia 26, sábado, no Theatro Sete de Abril, em Pelotas. A ópera também será apresentada nas cidades de Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Montenegro e Caxias do Sul
Relembrando a época em que o palco do Theatro Sete de Abril era o templo das artes no Rio Grande do Sul e a cidade de Pelotas era referência obrigatória no mapa cultural da América do Sul, onde as grandes companhias nacionais e internacionais apresentavam os seus espetáculos, a Orquestra Sesi/Fundarte, sob a batuta do maestro Antonio Borges-Cunha vai estrear sua montagem da ópera La Serva Padrona (A Criada Patroa) de Giovanni Pergolesi (1710-1736), no dia 26, sábado, às 20 horas, com realização do Projeto SESI Música e da Fundação Municipal de Artes de Montenegro- FUNDARTE. O Theatro Sete de Abril está localizado na Rua Cel. Pedro Osório, 160, centro de Pelotas.
Após, a ópera também será apresentada nas cidades de Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Montenegro e Caxias do Sul.

Os Ventos da Mudança


“Me dê a mágica do momento numa noite gloriosa
Onde as crianças do amanhã sonham nos ventos da mudança”
Winds of Change – Ventos da Mudança, Scorpions.
Um auditório repleto de professoras – e alguns professores – ouvindo um educador carioca decretando que a hora é de mudanças. Mudar a forma de ensinar, de ouvir e, principalmente, de exercer o Poder. Na última quinta-feira, dia 24, durante o 7° Encontro Nacional e 28° Encontro Municipal de Educação, o psicólogo, pedagogo e doutor em educação Julio Furtado encantou a platéia com a palestra sobre a relação de poder nas salas de aula.
“É preciso compartilhar. Dividir o conhecimento. Não há outra maneira de administrar a relação de poder atual entre professores e alunos”, explica. A pergunta ‘na mão de quem está o poder na sala de aula?’ tem resposta do educador carioca. “Quem precisa aprender é quem sabe como deve aprender”, argumenta. Segundo Furtado, “para que haja uma relação horizontal (de igualdade), é necessário o outro lado possa dizer o que pensa”.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Projeto Água Elemento Vida

Mais de cem crianças assistem à apresentação do Grupo de Teatro 'Velho do Saco', na Estação da Cultura. A encenação faz parte das atividades do Projeto Água Elemento Vida, que envolve 37 escolas de Montenegro, Triunfo e Nova Santa Rita. Na manhã de segunda-feira, 21 d julho, os alunos conheceram mais sobre o projeto, com palestras exposição de fotos. Abaixo, mais fotos.

Fotos Projeto



domingo, 20 de julho de 2008

Campeonato Municipal - Rodada de 20 de julho


Titulares
Figueirense 0 X 5 Olaria
Juventude 2 X 2 Nacional
Renner 3 X 1 América
Municipal folgou

Aspirantes
Figueirense 3 X 2 Olaria
Juventude 0 X 0 Nacional
Renner 1 X 2 América
Municipal folgou

Master
Munic B 1 X 3 Renner
América B 2 X 2 Riograndense