sexta-feira, 18 de julho de 2008

Câmara Mirim: Mais dois eleitos



Nesta semana foram conhecidos mais dois vereadores mirins. O Colégio Sinodal Progresso, na quarta-feira, e a Escola Jorge Moojen, na quinta, escolheram seus representantes em eleição direta pelos alunos.
No Sinodal a disputa foi entre oito candidatos. A coordenadora pedagógica Ana Maria Rodrigues salienta a importância do projeto. “Os alunos exercitam a cidadania”, opina, relatando a participação de outros professores no projeto. “Houve atividades desenvolvidas pelos professores Bismarck, de História, Leila, de Geografia e Eluza, de Português”.
O pleito teve a participação de 240 alunos, sendo que 212 votaram. Foram 201 votos válidos, com um branco e 10 nulos. O vencedor foi Guilherme Schmitz, da oitava série, com 74 votos.
O novo vereador, que afirma gostar de política “desde novo”, tem vários projetos em vista. “Temos um projeto de reciclagem aqui na escola, que poderia ser desenvolvido nos outros colégios”, argumenta. Outra preocupação de Guilherme é com o lazer. “Pretendo apresentar uma projeto de revitalização das praças da cidade, para aumentar as opções de lazer, principalmente para os jovens”, relata.
Os outros candidatos no Colégio Sinodal foram: Juliana Heller de Albuquerque (31 votos), Felipe de Moraes Brito (28), Lucas Vargas (24), Vinícius Weinzenmann (15), Felipe Führ dos Reis (14), Lucas Munhoz (8) e Marcelo Fraga (7).
Na Escola Estadual Jorge Moojen, quatro candidatos participaram da disputa. O aluno da sexta série, Luis Henrique da Silva Dalmora, de 11 anos, venceu o pleito com 74 votos. “Vou levar a proposta da criação de um piquete na escola”, relata Luis. Ele concorreu com Graciela Silva de Souza (que conquistou 44 votos), Carin Cristina da Silva (55) e Renan Brum Silveira (40). No total votaram 219 alunos, com 213 votos válidos, quatro brancos e dois nulos.

Campanha eleitoral deixa Conselho Tutelar com três conselheiras


A Lei Municipal que criou e gerencia o Conselho Tutelar prevê que a equipe deve ser formada por cinco conselheiros. Porém, com a chegada da campanha eleitoral, o CT de Montenegro vive uma situação insólita. Dois conselheiros tentam o direito de concorrer para o Legislativo, e se afastaram das funções, solicitando afastamento remunerado. Os pedidos não foram aceitos pela Administração. A mesma Lei proíbe que Conselheiro Tutelar se candidate a cargo eletivo.
“Tecnicamente, o Conselho ainda tem cinco conselheiros, portanto não podemos chamar suplentes”, explica a Secretária Geral da Prefeitura, Ereni Maciel Szulcewsky. Ela aguarda o final do mês para uma decisão. “Vamos avaliar a lista de freqüência dos conselheiros. Por lei, quinze dias de falta podem acarretar demissão”, explica.
O Promotor de Justiça Especializada, Thomas Henrique de Paola Colleto, tão logo tomou conhecimento da situação, pediu que a Comissão Disciplinar do Conselho fosse notificada. “A comissão foi criada exatamente para fiscalizar as ações dos conselheiros”, explica. O promotor contesta o argumento dos candidatos, de que a proibição de concorrer a cargo eletivo fira a Constituição Federal. “O cidadão não é proibido, mas o conselheiro é. Se quiser concorrer, deve pedir exoneração do cargo”, explica.

Mais de 20 anos de espera


Moradores da Rua Hortêncio Machado, no Bairro Municipal, declaram estar cansados da espera pelas melhorias necessárias para tornar a via transitável. A espera já passa de 20 anos. Em protesto, colocaram uma placa reclamando da situação, na esquina da rua com a Avenida Itália.
A massagista Ada Maria Costa da Silva, moradora da rua há 22 anos, reclama que “pagamos IPTU mas não recebemos as melhorias”. Segundo ela, “quando insistimos muito, colocam saibro e brita, que na primeira chuva, vira um lamaçal”.
De acordo com Gilberto Machado, “quando adquiri a casa, em 1980, paguei esgoto, calçamento e cordão”. Para minimizar os problemas causados pela chuva, os próprios moradores tomam a iniciativa. “Eu mesmo compro a brita e espalho em frente à minha casa”, relata Gilberto.

Depois da obra, vem a cobrança pela melhoria


O sonho de ver a rua com pavimentação adequada, sem o barro ou poeira, pode trazer algumas surpresas, como a Taxa de Contribuição de Melhoria. Instituída pela Lei 4.010/03, do Código Tributário Municipal, ela faz com que os proprietários das residências beneficiadas tenham que pagar 70% do valor dos melhoramentos, à título de valorização do local. Segundo a Administração, os imóveis se valorizam em mais de R$ 5.000,00 após as obras.

terça-feira, 15 de julho de 2008

PPV capacita participantes


Ocorreu nesta terça-feira, dia 15, nas dependências da ETPM – Escola Técnica de Polícia Militar, o curso de capacitação do PPV – Programa de Prevenção à Violência. Sob a coordenação da conselheira da Unesco para o PPV, Miriani Drumm, o grupo de 30 pessoas, representando várias entidades do município, conheceu os mecanismos de diagnosticar as áreas de risco de Montenegro, que farão parte do Programa do Governo Estadual.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Rodada do Campeonato Municipal Montenegro 13/07

Taciano marca, de pênalti, o primeiro gol do Nacional, contra o Municipal. Ele faria mais dois, sendo um olímpico.
Estes foram os resultados da rodada deste fim de semana:
Titulares:
Municipal 3 X 4 Nacional
América 3 X 0 Figueirense
Olaria 3 X 1 Juventude

Aspirantes:
Municipal 3 X 0 Nacional
América 2 X 3 Figueirense
Olaria 3 X 6 Juventude

Veteranos:
Olaria 4 X 1 Juventude

Abaixo, veja mais fotos

Titulares Municipal 3 x 4 Nacional



Titulares América 3 x 0 Figueirense


Aspirantes América 2 x 3 Figueirense