sexta-feira, 11 de julho de 2008

Edição nº 2.593 de 11 de Julho de 2008

Tamara Rodrigues, do São João, é a primeira Vereadora Mirim eleita




Durante o dia da última quinta-feira, dia 10, alunos da Escola Estadual Técnica São João Batista escolheram seu representante para ocupar uma vaga na Câmara Mirim, projeto do Legislativo local, instituído pela Lei n° 239/2007. Foi a primeira escola a fazer a eleição. Ao fim da contagem dos votos, a vencedora foi Tamara Priscila Cardoso Rodrigues, com 349 votos.
Concorreram ainda Ellen Bueno da Costa, que conquistou 135 votos, Igor Eduardo de Mello, que ficou com 144 votos e Júnior Henrique Silveira Kerber, que alcançou 162 votos.
Tamara entende que “os jovens não são o futuro do Brasil, são o presente”. Sua maior preocupação diz respeito à segurança dos alunos. “Em algumas escolas, há brigas de gangues, em outras tem o problema do trânsito, como na Escola Tanac”, enumera. Ela também pretende apresentar projetos que envolvam o jovem na política.
O processo foi coordenado pela professora de História, Joice Terezinha Dias. Segundo ela, foram trabalhadas várias atividades em salas de aula, sempre focando as atribuições do Poder Legislativo. “Ressaltamos a importância dos votos, a realidade dos poderes e suas atribuições”, explica a professora. Joice resume a importância do Projeto Câmara Mirim numa frase: “É assim que se formam grandes líderes”.

Juíza espera uma disputa eleitoral limpa


A Dra. Márcia do Amaral Martins, titular da 1ª Vara de Justiça e Juíza Eleitoral, considera as alterações da Legislação como “uma tentativa da Justiça de fazer com que a campanha eleitoral seja limpa”. A Magistrada espera que haja uma “limpeza prática, visual, sem danos ambientais e econômicos”. Ela sugere que o eleitor busque informações a respeito dos candidatos.
A Juíza está satisfeita com o interesse dos envolvidos. ”Os partidos estão se informando a respeito da Lei, e isto indica uma vontade de fazer a coisa certa”, ressalta. Para ela, os eleitores poderão escolher seus candidatos pelas propostas apresentadas. “É importante a busca de informações, ler as notícias, assistir às entrevistas”, enumera. “A qualidade do voto é um dever moral”, opina.

Horta e Museu para manter jovens no Campo







Com a proposta de desenvolver práticas pedagógicas que visem o resgate e a valorização da vida no meio rural, a ERA – Educação Rural em Ação está sendo desenvolvida nas comunidades de Campo do Meio e Lajeadinho. Uma horta ecológica é mantida na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Campo do Meio, sob a coordenação da diretora e professora Márcia da Silva Farias. Em Lajeadinho, a professora Maria Cristiane Alflen de Azevedo, diretora da E M E F Bárbara Heleodora, desenvolve o Projeto Relicário – Museu Rural.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Rádio PX: Meio de comunicação antigo e confiável





Um grupo de cerca de 100 aficcionados por rádio-comunicação se reúne uma vez por mês, para conversarem, trocar idéias, e manter viva uma paixão que atravessa gerações.
Nestes encontros, são trocadas idéias sobre novidades da área, e apresentadas algumas peculiaridades interessantes. No último sábado, dia 05, o PXClube Montenegro fez uma confraternização no Balneário Municipal Afonso Kunrath. Entre as pessoas que participavam do encontro estava Rogério Steigleder, com sua estação Rushg, de fabricação japonesa, da década de 60. “A data certa de fabricação é difícil precisar, pois é um equipamento muito raro de se encontrar”, explicou.
Sérgio Luis Siqueira de Souza, um dos coordenadores do grupo, explicou que no Brasil há 85 canais abertos da rádio comunicação. “Nós somos o único país com mais de 80 canais, devido à nossa geografia”, explica. O sistema, apesar de antigo, é muito confiável. “Em regiões remotas, como na Amazônia e no Pantanal, ainda é o único meio de comunicação, já que ainda não há ligação telefônica nestes locais”, explica Sérgio.
O grupo aguarda que a Administração Pública encaminhe ao DAER uma solicitação para colocação de placas nas entradas da cidade, informando canal aberto do município (QAP 16 AM), para que os visitantes possam entrar em contato, se necessário. “Muitos caminhoneiros usam este sistema e buscam informação através do rádio”, argumenta Eduardo Barreto, outro participante do grupo, que tem no instalado no carro um modelo Cobra 19DX-II.

Titulares: Municipal 3 x 1 Olaria





O chute forte no ângulo (primeira foto), no pênalti batido por Ricardinho, foi o segundo gol do Municipal, na virada sobre o Olaria, na categoria Titulares. Perto do fim do jogo, Rafael faria mais um para os donos da casa.
O Olaria saiu na frente, com gol de Eduardo. No segundo tempo, Julio Cesar empatou para o Municipal. Depois dos 30 minutos do segundo tempo é que sairiam os gols de Ricardinho e Rafael.

Aspirantes: Municipal 4 x 1 Olaria