sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cultura alemã nas ondas da FM


O nome dela é Heda Hesmitels, tem 75 anos, é casada com o Helmuth, gosta de vender os produtos caseiros – “cuca a doce real!!” - feitos por ela mesma, e mora na localidade de Kolonie. Mas pode ser ouvida diariamente em dois programas da Rádio Viva Metropolitana, freqüência 90,7 FM.
O sucesso da personagem ‘Véia’ surpreende seu criador, o radialista Luis Roberto Closs, o Luia. “Diariamente recebemos ligações de senhoras de 80 anos, que se identificam com ela”, conta o locutor. “Nós procuramos usar a personagem para resgatar costumes tradicionais da cultura alemã”, relata Closs, de 24 anos.
Há cerca de um ano, com a necessidade de preencher uma lacuna de humor existente na programação da emissora, foi pedido a Luia que criasse uma personagem. Com a experiência de montagens de Casamentos na Roça, além de participação em corais, o admirador da cultura germânica buscou inspiração em parentes, auxiliado pelo sotaque alemão, idioma com o qual se comunica desde a infância.
A empatia da ‘Véia’ com o público descendente de alemães da região foi imediata. O programa comandado pela personagem já tem nove patrocinadores, o que atesta o grande apelo popular. Nas promoções da emissora feitas fora do estúdio, a ‘dona Heda’ é a mais acarinhada pelo público ouvinte da rádio. Nestas ocasiões, é certa a presença do marido ‘Helmuth’, interpretado por Paulo Sérgio Santos.
Os ouvintes se divertem ouvindo os programas ‘Chucrute no Pressón’, das 13h às 14h, e o ‘Show da Véia”, das 20h às 21h, na Rádio Viva Metropolitana, 90,7 FM.

Nenhum comentário: