sexta-feira, 6 de junho de 2008

Estilo da cabeça aos pés

Com a chegada da Estação fria, cresce no mercado a procura por roupas e acessórios que visam a proteção do corpo. Entre os hits deste ano, está o chapeuzinho, apresentado em cores diversas para atender ao cada vez mais exigente público.
Nesta época também se sobressai uma líder de vendas em todos os invernos: a bota. Como a criatividade dos estilistas não tem limite, as opções de modelos e cores também são infinitas. Hora então de ira às compras.
Chapéu, um novo look na cabeça
O auge foi nos anos 70, quando passou a ser apreciado nas cabeças de todas as mulheres das classes mais altas. Cada um, com seus detalhes, passava informação aos demais, do grau de status financeiro que cada família possuía.
Hoje, o chapéu possui um significado diferente da ideologia daquela época. Gradativamente foi sendo usado pelas mulheres de todas as classes e etnias, mantendo a elegância e o destaque no entrosamento do dia a dia.
A tendência ditada pelos estilistas nesse inverno é convencer o público feminino a adquirir diversos tipos de chapéus com panos mal cortados, cores extravagantes, cortes desalinhados e materiais incomuns. Basicamente, quem atende a essa tendência são mulheres que estão acostumadas a enfrentar desafios no seu visual. No entanto, para algumas, podem ser encarados como um look passageiro, como acontece em todas as estações.
Em Montenegro, a tendência está sendo emplacada aos poucos. É possível encontrar nas ruas, várias adeptas deste adereço.A artesã Ângela Maria Moraes, 41 anos, conta que aderiu a esta moda desde cedo. “Além de esquentar minha cabeça, torna-se para a mulher um complemento no seu visual que a torna mais elegante”. O mesmo diz a agente comunitária de saúde Mariana de Almeida, 22 anos: “Ele me deixa com um visual mais elegante, e o principal é que combina com qualquer tipo de roupa que esta na moda”.
O vendedor Ivan Correa Padilha relata: ”O chapéu feminino está saindo com bastante freqüência, principalmente na entrada do mês, quando as pessoas recebem seus salários. Contudo, o público alvo ainda são as jovens estudantes, que estão sempre acompanhando a moda e indo para a balada. O modelo mais comprado é o preto com listras”.
O chapéu passou então ser um complemento de inverno, e não somente um referencial de uso em dias ensolarados. Hoje, com as informações fáceis, as mulheres podem buscar referências sobre a moda dando um clique no botão do mouse, à procura de modelos para diferentes ocasiões, imitando o look de alguma celebridade do outro lado do mundo. Os meios de comunicação, mais presentes na vida diária de cada uma, com revistas, jornais, tv e internet, possibilitam o entrosamento maior com o mundo glamuroso da moda.


Botas, aquecendo os pés com muito charme

A moda foi lançada, e desde então, as mulheres passaram a ter como paradigma de beleza dos pés o aprimoramento de diversos modelos criativos da protagonista do inverno: botas. Com o passar do tempo, as botas passaram a fazer parte do retrato de uma sociedade moderna e consumista. A elegância e sofisticação tornaram-se os ingredientes principais de vários guarda-roupas femininos, buscando conforto para suportar a correria do dia-a-dia.
Cheia de detalhe, a bota instituiu, na sua demanda, tons de cores exuberantes, estampas cheias de acessórios, ideais para enlouquecer o público alvo. Com a aproximação do inverno, há uma taxa maior de venda de botas, evidentemente garantido pelo marketing feito pelo mundo dos lançamentos. Os lançamentos do ano anterior, que são encontrados pela metade do preço, não alteram as vendas na meia-estação, e chega quase a igualar a saída de produtos do lançamento de inverno atual.
De acordo com a vendedora de uma loja de calçados de Montenegro, Daniela dos Santos, cada cliente busca um produto com o qual de identifique. ”Quando atendo uma cliente na loja, ela já chega com a idéia fixa de qual modelo irá comprar, sem ter a vontade de imitar alguma artista da TV. Ela procura exclusividade nos lançamentos”, afirma.
Em outra loja, Maria Rosane Gallas, de 46 anos, salienta “As cores hoje em dia estão bastante variadas, mas o preto continua sendo a cor básica para qualquer tipo de bota e ocasião.”
As consumidoras ouvidas nas ruas provam que elas estão mesmo aderindo a este movimento. A professora de séries iniciais Luciane Campos Kuhn, 44 anos, relata: “Adoro usar e abusar das botas rasteirinhas, por transmitirem aos meus pés o conforto no qual eu necessito”.
A vendedora Néli Reis Carvalho, 40 anos, salienta. ”Quando chove, uso a bota de salto, e além de agasalhar meus pés, protejo também minhas roupas de ficarem molhadas”.
Já a aposentada, de 65 anos, Marlene Da Mota Zanetti, diz: ”Além de proteger os pés do frio, a bota deixa a mulher mais bonita. Adoro usar as botas do estilo rasteirinhas.”
É hora então de as mulheres procurarem as lojas e atualizarem seus estoques de calçados, especialmente botas.

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