sexta-feira, 6 de junho de 2008

Aborto pode causar infertilidade


O aborto na maioria dos casos de aborto no país é feito por mulheres com idade entre 20 a 30 anos, e destas 70%, trabalham, têm pelo menos um filho, usam métodos contraceptivos, são da religião católica e mantêm relacionamentos estáveis, e levam uma vida social de classe média.
O perfil foi traçado por um estudo que reuniu resultados de mais duas mil pessoas, elaborado nos últimos 20 anos no país, com base em informações de mulheres atendidas e hospitalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) das grandes cidades. Estes dados foram obtidos com ajuda das próprias pacientes, que sofriam as conseqüências pelo uso inadequado de método abortivo.Os antibióticos abortivos, adquiridos com facilidade em qualquer farmácia, mesmo sendo sob venda controlada, induz ao aborto.
Em Montenegro, as autoridades têm conhecimento de 10% a 15% dos abortos provocados. De acordo com o ex-secretário de saúde de Montenegro, médico ginecologista Marcos Farret, ”atualmente o maior número de abortos infectados (provocados) ocorre em mulheres com idade reprodutiva, por que as mulheres estão usando medicamentos ao invés da manipulação intra-uterina,(curetagens)”.
Segundo Farret, “o aborto não gera nenhum problema psicológico na mulher. Quanto à fertilidade, se por algum motivo houve alguma infecção, causando risco de vida da mãe, possivelmente comprometeu o seu futuro fértil”.

Nenhum comentário: